Trump ameaça banir todos os subprodutos do Canadá, União Europeia e México | LX

Scroll down to content

Trump deixou um aviso bem claro ao Canadá, União Europeia e México. O presidente dos Estados Unidos quer uma zona livre de mercado sem taxas aduaneiras, algo que vai contra a fundação da União Europeia.

Trump saiu da cimeira dos sete países mais ricos – além dos EUA e Canadá, o Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão – não tendo sequer passado 24 horas com os aliados. Mas deixou os recados que precisava, após trocas de palavras sobre as tarifas aplicadas pelos EUA às importações de aço e alumínio da União Europeia, Canadá e México.

“Se retaliarem, estão a cometer um erro”, disse o presidente, que ameaçou cortar as suas exportações (especialmente no setor agrícola) para os países que mantêm a aplicação de direitos aduaneiros a produtos norte-americanos – Bruxelas estuda aplicar tarifas sobre o bourbon. Trump apelou ao fim de todas as tarifas, barreiras comerciais ou subsídios. “É assim que devia ser”, afirmou, dizendo que a discussão foi “extremamente produtiva”. O presidente instou ainda os restantes sete países a refletir sobre a criação de uma zona de livre comércio.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: