Viver em Nova Iorque, nos Estados Unidos, é o sonho de qualquer um? Nós contamos-lhe tudo

Scroll down to content

Nova Iorque é uma cidade muito grande, que abraça sem fronteiras as suas cidades vizinhas. Muito multicultural e muito aberta é a cidade perfeita para quem quiser viver sem a “opinião dos outros”.

Aqui está a história em primeira pessoa de um cidadão brasileiro que decidiu mudar-se para a cidade que não dorme e as dificuldades, que admite serem mais que muitas. Só mesmo para amantes da maior cidade dos Estados Unidos.

A história foi retirada do site Visite Nova York


Morar em Nova York

Morar em Nova York é o sonho de muitas pessoas. Era um sonho meu! Mas nem preciso dizer que foi difícil, né? Como brasileiro, você pode ficar nos Estados Unidos por um período máximo de 180 dias com um visto de turismo. Por favor note que esse visto não te dá o direito de trabalhar nos Estados Unidos.

O que eu fiz? Eu fui para Nova York com uma grana que eu juntei e fiquei lá por três meses. Durante a minha primeira estadia eu não pude trabalhar (eu não tinha um visto de trabalho), mas pude conhecer Nova York muito bem.

Alugar apartamentos em Nova York

Alugar um apartamento em Nova York é difícil: primeiro você precisa provar que seu salário anual é de 40 a 45 vezes o valor do aluguel do imóvel. Seu contracheque/contrato será verificado para terem certeza que você tem condições de pagar o aluguel. Você também terá que passar por uma investigação de antecedentes. Prepare-se para dar uma entrada de três meses de aluguel: um mês de aluguel como depósito de segurança, mais o primeiro e o último mês de aluguel.

A melhor época para procurar um apartamento é de 4 a 8 semanas antes da data da mudança, não comece a procurar muito antes que isso. Geralmente, você assina um contrato de um ano e nunca por mais de dois anos.

Existem maneiras diferentes de encontrar um apartamento na cidade. Você pode procurar por apartamentos através de uma agência, através do Google, através Craigslist ou respondendo a um sinal de “aluga-se” na fachada de um prédio. As duas últimas opções são muitas vezes menos restritivas e pode ser mais fácil conseguir um apartamento assim, mas cuidado com os golpes. Para estadias mais curtas (alguns meses), você pode querer dar uma olhada no Airbnb. Saiba que quando você aluga através de uma corretora de imóveis, muitas vezes tem que pagar um mês de aluguel como comissão.

Custos de Morar em Nova York

Os custos de moradia em Nova York podem ser elevados já que é uma cidade cara, então é bom saber quanto você gastará por mês.

Em Manhattan, um estúdio com preço razoável custa cerca de $2.100 por mês, e um apartamento com um quarto sai por volta de $2.700 a $3.000. No Brooklyn, é difícil encontrar um estúdio por menos de $1.500. Muitas pessoas em Nova York dividem um apartamento. Se preferir esta opção, você vai pagar cerca de $800 a $1.000 por pessoa em um apartamento compartilhado no Queens ou Brooklyn.

Gás e luz são cobrados por fora do aluguel e você pode acabar pagando entre $100 a $200 por mês. Você também vai precisar de um telefone celular quando se mudar para a cidade. Os planos mais baratos variam entre $40 e $80, mas você pode acabar pagando $120 se quiser ter acesso à internet.

Algo que você vai precisar para se locomover é um MetroCard. Um passe de 30 dias custa $121 e você terá um número ilimitado de viagens, tanto de metrô quanto nos ônibus locais.

Fazer compras também é caro, mas varia muito de pessoa para pessoa e da área onde você mora. Em Manhattan os supermercados são mais caros. Às vezes, pedir comida em casa sai mais barato do que cozinhar. Pedir uma refeição asiática pode custar $6 e ainda vai sobrar pro dia seguinte. Conte com cerca de $50 a $100 por semana por pessoa só para as compras.

Eu não incluí plano de saúde por uma razão: é algo muito pessoal. Se você está planejando ficar em Nova York por alguns meses, seu plano de saúde brasileiro pode ser válido. Se você trabalha em Nova York, o empregador pode ou não contribuir para o seu plano de saúde. Os custos de saúde são muito caros nos Estados Unidos, certifique-se que seu seguro de saúde é válido para poder desfrutar de uma estadia livre de preocupações.

Trabalhar em Nova York

Para poder trabalhar em Nova York você precisa de um visto de trabalho ou de um Green Card. Estes só são emitidos pelas autoridades (Embaixada ou Consulado Americano) antes da sua viagem aos Estados Unidos. Como conseguir um? Uma empresa norte-americana precisa te patrocinar. Isto significa que quando você faz sua candidatura para um trabalho nos Estados Unidos, a empresa terá que patrocinar o seu pedido de visto. Sem um patrocínio é extremamente difícil trabalhar nos Estados Unidos.

Alternativamente, você pode começar seu novo negócio nos Estados Unidos, mas tenha em mente que você vai precisar de um investimento inicial substancial para fazer isso. Verifique com a sua embaixada sobre os requisitos específicos para este tipo de visto.

Estudar em Nova York

Se você planeja estudar em Nova York, você vai precisar de um visto de estudante. Existem dois tipos: F-1 (para estudantes acadêmicos) e M-1 (formação profissional). Para obter um deles, você vai precisar se inscrever em um curso de uma instituição reconhecida pelo governo. Uma vez inscrito, a escola irá te enviar um formulário oficial (DS-160) que você precisará preencher para fazer a aplicação para o visto. Você também terá que mostrar um passaporte válido e provar que pode se sustentar financeiramente durante a sua estadia. Você vai precisar de uma média de $10.000 durante sua estadia. Isso inclui as despesas de deslocamento do e para o seu país de origem, livros e aluguel. Além disso, você terá que pagar uma taxa administrativa (SEVIS, cerca de $200). Essa taxa é paga diretamente ao US Deparment of Homeland Security, com cartão de crédito.

Um visto estudantil permite que você entre nos Estados Unidos um mês antes do início das aulas. Após o término do seu curso, você pode ficar no país por mais 60 dias (se tiver o visto F-1) e 30 dias (se você tem o visto M-1).

Você não pode trabalhar nos Estados Unidos com um visto estudantil.

Advertisements

One Reply to “Viver em Nova Iorque, nos Estados Unidos, é o sonho de qualquer um? Nós contamos-lhe tudo”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: