Fotogaleria: A tragédia europeia de Mati, Grécia


A localidade de Mati, na Grécia, a poucos quilómetros da capital Atenas, foi severamente punida com um incêndio florestal. Um incêndio que devastou tudo aquilo que apanhou à frente, casas, carros e vidas humanas.

Algumas das vítimas tentaram fugir de carro, a pé, para o mar, mas muitas sem sucesso. As labaredas das chamas derreteram carros, arderam casas, e “aqueceram” as águas da praia de Mati.

Este localidade muito exótica à beira-mar é considerada uma das piores tragedias europeias com mais de 70 mortos, número que deverá aumentar nos próximos dias, e dezenas de feridos.

Muitas pessoas morreram abraçadas, segundo relatam as autoridades gregas, abraçadas, como que à espera de que o momento desastroso chegasse. Algumas pessoas tentaram fugir para dentro do mar para escapar as chamas, tendo algumas morrido afogadas, quando tentavam fugir do calor do incêndio.

“O calor do incêndio era tanto que mesmo dentro do mar sentia-se o calor a queimar a pele”, relata uma das vítimas.

“Tentei nadar para o mais longe possível. Tive medo de ser arrastado pelas correntes marítimas”, relata outra das vítimas

Nem mesmo com a praia ali logo ao lado serviu de salvação para muitas dezenas de pessoas. Tal era a dimensão do incêndio que as pessoas foram obrigadas a nadar vários metros para dentro do mar para não sentirem o calor das chamas e respirar os fumos tóxicos.

“Tentei me afastar o máximo que consegui. Entrei na água e nadei para longe dali. Tinha de ser. O calor era tanto e o fumo tóxico muito, que só quis me pôr em segurança”, relata outra vítima do incêndio.

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras já decretou 3 dias de luto nacional, sendo esta considerada uma das maiores catástrofes europeias até ao momento.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close